Depois de meses, as academias e os espaços destinados à prática de atividades físicas, estão voltando a funcionar gradativamente.
O que é uma ótima notícia para os apaixonados e apaixonadas por exercícios e vida saudável.
Porém, como sabemos, o novo coronavírus (covid-19) ainda está presente e por isso todo cuidado é pouco neste retorno.
Inclusive, para muitas pessoas ainda não é o momento certo para voltar a frequentar estes lugares e se exercitar em casa é a melhor opção agora.
No entanto, se você pretende voltar para a academia nos próximos dias, seja por necessidade ou vontade, então não deixe de conferir as dicas deste artigo. Com certeza elas serão úteis para você!
Retorno das academias – cuidados necessários
Além da roupa adequada, da garrafinha de água e da toalha de mão, a máscara e o álcool em gel serão seus novos “companheiros de treino” a partir de agora.
Isso porque esses itens ajudam a evitar o contágio e a disseminação do vírus no ambiente.
Além disso, é importante se informar e analisar quais medidas de segurança e limpeza que as academias próximas a você estão adotando.
Talvez mudar de academia, isto é, ir para uma que pareça mais segura (mesmo que seja mais longe ou cara) seja mais viável para este momento.
É claro que isso é apenas o básico e está mais relacionado as ações que os alunos e atletas que frequentam as academias devem ter.
Porém, os professores e funcionários da academia também precisam fazer a parte deles para que tudo funcione bem e de maneira segura.
Sendo assim, é importante que:
- A academia opere com capacidade reduzida;
- Haja álcool 70% para higienizar aparelhos antes e depois do uso;
- As janelas da academia fiquem sempre abertas durante o horário de funcionamento;
- O ar condicionado fique desligado;
- O bebedouro inox não seja utilizado;
- O revezamento de aparelhos seja evitado;
- Haja fitas e marcações para delimitar os espaços;
- Os armários fiquem desativados;
- Celulares não sejam utilizados;
- As esteiras operem no sistema “uma sim e uma não”;
- E o banho no local seja evitado.
Vale ressaltar também que treinar de máscara não é a coisa mais confortável do mundo, pode dificultar a respiração e embaçar o óculos (para quem usa).
Portanto, tenha isso em mente também.
Treinos
Durante esses quatro meses de quarentena, muitas pessoas treinaram em casa com o próprio peso do corpo, com halteres e cordas ou fazendo improvisações com o que tinham à disposição. Contudo, nem todo mundo fez isso.
Portanto, os treinos, seja para quem treinou em casa e para quem ficou “parado”, precisam ser mais moderados e leves neste retorno para evitar lesões, inflamações e outros problemas.
Nesse momento, fazer menos exercícios e ficar menos tempo na academia é o mais recomendado, afinal, quanto mais tempo ficar no ambiente e mais exercícios fizer (principalmente em diferentes aparelhos), mais risco estará correndo de se contaminar.
Portanto, levar em consideração todos esses fatores é algo de suma importância para você treinar bem e não colocar a sua saúde e de pessoas próximas em risco. Seja consciente!