Você já deve ter reparado que planos de saúde têm as suas mensalidades aumentadas, conforme, aumentam as faixas etárias dos clientes, não é? Assim, quanto mais idade tiver a pessoa, maior será o valor a se pagar mensalmente pelo plano de saúde – como plano de saúde idoso.

No caso de plano de plano de saúde idoso, os valores de um convênio médico podem ser mais caros. Fica, então, muitas vezes, bem difícil para as pessoas de idade avançada, aposentada em muitos casos, pagar por planos de saúde particular.

Aumento dos valores de planos de saúde por idade

As faixas etárias que podem ter os valores do plano de saúde elevado, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde) são:

  • De zero a 17 anos de idade;
  • De 18 a 29 anos de idade;
  • De 30 a 39 anos de idade;
  • De 40 a 49 anos de idade;
  • De 50 a 59 anos de idade;
  • De 60 a 69 anos de idade;
  • E a partir dos 70 anos de idade.

Além disso, existem mais regras em que os planos de saúde devem cumprir em casos de pessoas idosas, que seriam:

  • No caso do plano de saúde para idosos, obedecendo o Estatuto do Idoso, não é possível os planos aumentarem o valor das pessoas com mais de 70 anos;
  • A partir da idade de clientes com 59 anos de idade, os reajustes dos convênios médicos devem ser feitos de forma que o valor seja equilibrado. Isso para permitir que o público a partir dessa idade possa arcar com os altos valores.

Para calcular esse aumento nos planos com faixa etária alta, as operadoras devem seguir as seguintes regras:

  1. Somar o percentual da faixa de preços entre a 1ª e 7ª;
  2. Somar os percentuais das 7º e das 10º faixas de preço;
  3. Assim, subtrair o resultado obtido no item 2 do item 2 e chegar optar pelo maior valor cobrado.

Ou seja, as operadoras de planos de saúde não são livres para aumentar os preços de acordo com a faixa etária como bem entenderem. Elas precisam avaliar os percentuais de idade em relação aos valores já contratados.

Fator idade X preços dos planos de saúde

Embora existam regras para reajustar os valores das mensalidades do convênio médico, como vimos, as operadoras podem cobrar mais por plano de saúde idoso. Isso porque existem alguns fatores que encarecem as despesas cobertas por planos de saúde idoso:

  • Pessoas com mais idade estão mais sujeitas a doenças e problemas, usufruindo muito mais do plano de saúde do que as mais jovens;
  • Pessoas com idade avançada tendem a ter de realizar mais exames simples e complexos com maior frequência que uma pessoa mais jovem;
  • Pessoas idosas estão mais sujeitas a realizarem procedimentos cirúrgicos.

Por todos esses motivos, chega-se à conclusão de que pessoas de idade mais avançadas usarão mais o plano de saúde. Isso acarreta mais despesas às operadoras de saúde, que podem cobrar mais pelas mensalidades desse público – desde que respeitadas as regras do item anterior.

A anos atrás, as operadoras não contavam com regras para valores cobrados de plano de saúde idoso. Assim, era quase que impossível um idoso contratar um convênio médico, devido as altas cobranças.

Operadoras e planos mais baratos para idosos

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, muitas empresas e operadoras de saúde decidiram investir em valores menores para planos de saúde para idoso.

Se elas perdem de um lado tendo muita cobrança de serviços, por outro elas ganham com uma carteira maior de cliente – formada por esse público de mais idade.

Portanto, se você é um idoso ou conhece algum, que não tenha ainda plano de saúde devido ao valor, oriente esse idoso a procurar por operadoras e planos que oferecem planos de saúde por preços mais atraentes e que caibam no bolso!

E não esqueça de compartilhar com ela esse nosso post, tenho certeza que vai sanar muitas dúvidas que ela possa ter em relação ao valor de seu plano atual.

Cote Online um Plano de Saúde para Você ou sua Família >