Contratar um plano de saúde traz conforto e segurança. Afinal, não sabemos o que pode nos acontecer amanhã, e estar precavido é sempre importante. Entretanto, a fraca economia do país e os salários estagnados da maioria da população levam às pessoas optarem por diminuir a cobertura do plano de saúde ou até mesmo cancelar o plano.
Contudo, você vai conferir neste post alguns aspectos significativos para escolher o melhor plano de saúde para o seu bolso. Apesar de haver várias seguradoras por todo o Brasil, diversos pontos são fundamentais para que você opte pelo plano ideal para você e sua família. Nem sempre o plano mais completo é perfeito para você!
Avalie o seu orçamento
Primeiramente, é importante que você saiba bem dos seus ganhos e gastos mensais. A partir daí, é possível saber qual o valor disponível para se contratar um plano de saúde. Não adianta possuir um excelente plano e acumular dívidas, certo?
Logo, vale a pena a contratação de um bom plano de saúde sem alguns confortos, como quarto individual e assistência domiciliar, por exemplo. Pense na cobertura e na eficiência do plano de saúde e não no “luxo” que ele trará durante o tratamento.
Custo-benefício
Existem pessoas que se sentem bem tendo um plano de saúde, mas esquecem de notar que a cobertura é bem limitada. Logo, em situações de problemas mais graves são quando o segurado percebe que o seu plano não cobre o que necessita.
Então, nem sempre é rentável escolher pelo plano mais barato, e sim pelo que mais te atende. Recomenda-se gastar um pouco mais por um plano de saúde que possua os serviços adequados de acordo com o seu histórico médico e o seu cotidiano.
Pense no seu dia a dia
Alguns cidadãos possuem uma vida mais agitada, vivendo para lá e para cá, viajando bastante, e às vezes exercendo profissões com maior exposição a riscos. Neste caso, é viável procurar por um plano de saúde que possua uma cobertura mais abrangente.
Por outro lado, caso você não saia muito de casa, não costume se deslocar grandes distâncias ou não se “aventure” tanto, opte por um plano mais em conta. Afinal, o seu dia a dia está menos exposto a eventuais situações adversas de saúde. Pense nisso!
Pesquisa e comparação sempre!
A boa e velha pesquisa de mercado é o melhor que há a fazer. Por existirem tantas especialidades médicas e tipos de planos de saúde, veja o que está incluso nos planos e os diferenciais das seguradoras.
Assim como comentado anteriormente, contrate um plano de saúde local ou regional se você não costuma sair da sua cidade. Não há necessidade de ter um plano que cubra todo o território brasileiro se há muitos anos você não tem o hábito de viajar.
Existem diversos corretores e sites que realizam comparações entre os planos de saúde. Pesquise! Adicionalmente, entre em contato diretamente com a seguradora para que possa tirar suas dúvidas e optar pelo melhor plano de saúde para o seu bolso. Lembre-se não adianta ter um ótimo plano de saúde e viver no aperto financeiro, estude as opções no mercado e encontre um que se adeque ao seu orçamento sem abrir mão da qualidade!