Existem diversas operadoras de saúde no mercado e optar por um delas pode não ser a tarefa mais simples. Ainda, há muitos tipos de planos de saúde, que contam com alguns diferenciais bastante importantes para que os atendimentos sejam realizados da forma mais viável ao cliente.

Além de possuírem diferentes coberturas e preços, é preciso verificar cuidadosamente o contrato a fim de evitar surpresas indesejadas na hora de realizar uma consulta ou exame. Ainda, a renovação e a questão da idade também devem ser levantadas com cautela ao se contratar um plano de saúde.

Pensando nisso, este post traz 5 passos fundamentais que você deve tomar antes de assinar um contrato de plano de saúde. São dicas práticas que irão clarear e deixar mais transparente alguns pontos significativos ao se optar por um plano desejado. Portanto, confira as informações e faça a melhor escolha!

Modalidade do plano

Há muitas modalidades de planos de saúde oferecidas. Existem as individuais, as familiares, as empresariais e as coletivos por adesão. Cada um delas possui suas características e exigências. Basicamente, os planos empresariais e coletivos por adesão devem estar atrelados a uma empresa ou ramo de atividade, respectivamente. Confira as vantagens de cada um e fique atento à mensalidade e custos com coparticipação, se houver.

Especialidades médicas da cobertura

A medicina possui diversas especialidades, como reumatologia, pneumologia, cardiologia e nefrologia, por exemplo. Adicionalmente, há opções que incluem atendimentos ambulatoriais, hospitalares e/ou com obstetrícia. Portanto, confira as especialidades que estão inclusas no plano a se contratar. Veja a necessidade das coberturas e os respectivos valores dos planos.

Locais de atendimento

Os planos de saúde são subdivididos em cobertura local, regional, nacional e até internacional. Veja quais as suas necessidades e leve em conta a economia. Se você é uma pessoa mais caseira que trabalha na mesma cidade onde mora, é preferível contratar um plano local/regional. Agora, se você costuma viajar bastante é recomendado que opte por uma cobertura mais ampla, pois você estará segurado por todo o território brasileiro.

Períodos de carência

Este é um ponto muito importante, pois os planos de saúde exigem que o usuário permaneça um período de tempo sem a possibilidade de utilizar alguns serviços. Isto evita o aumento de fraude e má conduta; afinal, um plano de saúde é voltado para a precaução e assistência médica após a descoberta de uma condição adversa, e não para pessoas que já se encontram doentes e necessitem de tratamento. Fique atento!

Reembolso

Alguns planos trabalham com colaboradores em outras cidades. Assim, caso o segurado sofra um acidente em outro local, ele poderá precisar de um especialista que não seja credenciado na rede. Deste modo, a operadora pode oferecer a opção de reembolso ao cliente.

Então, verifique como funciona este processo e o tempo para que o valor seja reembolsado. Saiba que a burocracia é longa em algumas operadoras, o que pode levar muita dor de cabeça ao cliente.

Portanto, pesquise bastante sobre os planos de saúde e veja qual a melhor opção para as suas necessidades. Leve em consideração o tipo de cobertura, o valor financeiro e as especialidades médicas asseguradas pelo plano de saúde.

Leia mais sobre Planos de Saúde e encontre a melhor opção para você e sua família.

Cote Online um Plano de Saúde para Você ou sua Família >